terça-feira, 25 de agosto de 2009

ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA

ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA
CIDADANIA
A CIDADANIA É A CONDIÇÃO DA PESSOA NATURAL QUE, COMO MEMBRO DE UM ESTADO, ENCONTRA-SE NO GOZO DOS DIREITOS QUE LHE PERMITEM PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA.
ALFABETIZAÇÃO
É A TECNICA DE APRENIZADO E UTILIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.
A RELAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E A CIDADANIA ESTÃ BASEADA EM DOIS ASPECTOS:
NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO
NEGAÇÃO: A ALFABETIZAÇÃO NÃO É IMPRECINDÍVEL AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA NEM MESMO A SUA CONQUISTA.
1) A ALFABETIZAÇÃO NÃO É MPRECINDÍVEL AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, NA VERDADE O QUE EXCLUI NÃO É O ANALFABETISMO E SIM A FALTA DE CONDIÇÕES FÍSICAS DOS ANALFABETOS.
2) O NÃO SABER LER E ESCREVER NÃO É O FATOR DETERMINANTE PARA A CONQUISTA DA CIDADANIA, A CONQUISTA NÃO É FEITA NO NÍVEL DA LEITURA E ESCRITA, MAS SIM DA PRÁTICA SOCIAL.
AFIRMAÇÃO: A ALFABETIZAÇÃO É INSTRUMENTO NA LUTA PELA CONQUISTA DA CIDADANIA.
AFIRMAR QUE A ALFABETIZAÇÃO É ABSOLUTA NA CONQUISTA DA CIDADANIA ESTÁ RELACIONADO A UMA VISÃO ETNOCÊNTRICA: EM CULTURAS ORAIS A ESCRITA É MAIS UM MAL DO QUE UM BEM.EM SOCIEDADES GRAFOCÊNTRICAS A ESCRITA É DETENTORA DO SABER LEGÍTIMO E SEM ELA NÃO HÁ ACESSO A CIDADANIA.
HOJE A INTRODUÇÃO TANTO DA CRIANÇA QUANTO DO ADULTO NO MUNDO DA ESCRITA VEM SE FAZENDO, QUASE SEMPRE, MAIS PARA CONTROLAR, REGULA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA QUE PARA LIBERAR PARA ESSE EXERCÍCIO. É UMA ALFABETIZAÇÃO QUE PROMOVE A REPRODUÇÃO E NÃO APRODUÇÃO.
CABE AOS EDUCADORES DESVELAR ESSA FUNÇÃO POLÍTICAMENTE DISTORCIDA DOS PROGRAMAS DE ACESSO A LEITURA E A ESCRITA E DE ENCONTRAR CAMINHOS PARA PROMOVER ACESSO A LEITURA E ESCRITA VINCULADO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário